Energias renováveis contribuem para aumento de índices de empregabilidade

A busca do consumidor por energias renováveis tem crescido cada vez mais no Brasil. A economia na conta mensal de energia e o valor decrescente dos painéis são atrativos para a adesão da produção de energia fotovoltaica. Ao redor de todo o mundo a energia solar só apresenta vantagens: esse setor tem gerado mais oportunidades de trabalho a cada ano. 

De acordo com a Agência Internacional de Energias Renováveis (IRENA), no ano de 2017 a taxa de empregabilidade no setor de energia limpa aumentou em 5,3%. Isso significa que mais de 10,3 milhões de pessoas substituíram a energia das concessionárias por suas próprias estações de geração de energia fotovoltaica. O Brasil está entre os maiores países empregadores, juntamente com China, Estados Unidos, Alemanha e Japão, o que representa mais de 70% do número total de empregos gerados.  Devido a grande aceitação da população dos sistemas de painéis fotovoltaicos, o Brasil ocupa o 3° lugar no ranking mundial, com 893 mil postos de trabalho, ficando atrás apenas da União Europeia e da China.

Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica a média de oportunidades de emprego que são geradas a cada megawatt pode chegar a 30: o país já conta com cerca de 20 mil empregos gerados apenas nesse setor. O processo de produção dos equipamentos e das placas, a instalação e manutenção dos sistemas são fatores que contribuem.

Uma das razões de haver mais instalações de sistemas de energia fotovoltaica é a redução dos custos. Com a popularização do sistema, a redução dos valores dos painéis acontece de forma orgânica. A expectativa é que até 2030 o custo para o consumidor final chegue a zero, considerando que há uma grande expectativa de que a energia solar venha a ganhar mais espaço ainda nos quadros de produção total de energia elétrica do país.

Quer saber como você pode fazer parte de tudo isso? Agende sua avaliação gratuita com a Quasat Solar!

Fonte: Renovigi

Quasat Solar é selecionada para participar de Missão Técnica à Alemanha

O Engenheiro Paulo Ricardo Elesbão de Almeida, sócio proprietário da Quasat Solar, foi convidado a participar da Missão Técnica para especialistas em Energia Solar na Alemanha no estado de Baden-Württemberg, estado pioneiro em pesquisa e desenvolvimento de energias renováveis, onde se encontram os principais institutos de renome mundial na área de energia solar. Esta missão ocorrerá entre os dias 14 e 25 de maio e será composta de visitas exclusivas a empresas e projetos líderes do setor, com oportunidades de aprimorar conhecimentos e estreitar contatos de grande relevância no campo de energia solar fotovoltaica e tecnologia de armazenamento. Paralelamente à missão, acontece em Munique, a feira Intersolar Europe, a maior e mais importante feira de produtos e soluções para energia fotovoltaica do mundo, sendo conciliada nesta visita.

O cronograma da missão técnica é organizado pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha. A delegação de 16 brasileiros será conduzida pelas cidades de Stuttgart, Freiburg (capital solar da Alemanha) e arredores, visitando 15 empresas e projetos renomados com apoio da Agência de Cooperação Econômica Alemã. Estão inclusas no programa visitas a provedores de tecnologias e soluções, estes considerados o Estado da Arte no segmento, bem como visitas a usinas de energia fotovoltaica e indústrias do setor.

A missão oportuniza o contato com empresários e autoridades no assunto, apresentando-se como uma possibilidade única para o desenvolvimento de parcerias, com melhores práticas e aplicações em energia solar. O estudo e aprimoramento trará ainda mais inovação quanto à sustentabilidade e desenvolvimento em energia fotovoltaica, serviços que a Quasat Solar oferece desde 2014 para Santa Rosa e região.

Quasat Solar é selecionada para participar de Missão Técnica à Alemanha
Quasat Solar é selecionada para participar de Missão Técnica à Alemanha
Alternativa econômica e sustentável: Energia Solar Fotovoltaica é a aposta do momento

A energia solar fotovoltaica já é uma grande aliada da sustentabilidade. Países desenvolvidos como Estados Unidos e Alemanha vem explorando o potencial dessa fonte renovável em grande escala.

Aqui no Brasil os investimentos seguem em crescimento, pois durante o verão o hemisfério sul fica mais exposto a raios solares, aumentando as possibilidades de geração de energia e, consequentemente, de lucro. As energias renováveis tem sido apontadas como a principal solução para o efeito estufa. A energia solar não gera resíduos, e a produção de tecnologias nesse campo é extremamente controlada para que o processo de fabricação não venha a gerar prejuízos ambientais.

Aliada à sustentabilidade está o fator econômico: a energia solar é a energia mais barata disponível no mercado. Estudos já indicam a possibilidade de 50% a 95% de economia na conta de luz. Enquanto as tarifas das concessionarias seguem disparadas, a instalação de sistemas solares fotovoltaicos permite que a en- 98780-340ergia produzida seja suficiente para seu consumo e assim você precisará desembolsar apenas a taxa mínima de sua conta.

E você, já pensou em aderir a esse novo sistema? Conte-nos o que acha sobre essa alternativa!

← Página anterior3/39 registros